PONTOS DE VALIDAÇÃO

Foram geradas 85.152 amostras estratificadas aleatórias para validação dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil do MapBiomas. As amostras foram inspecionadas visualmente utilizando imagens Landsat atribuindo a classe de uso e cobertura da terra para cada ano de 1985 a 2022.

BAIXE O CONJUNTO DE PONTOS DE VALIDAÇÃO

Esse conjunto de amostras estão disponíveis nos seguintes arquivos csv, xlsx e shapefile. Cada amostra apresenta coordenadas, biomas, declividade, municipios/UF e informações por ano de: classe de cobertura e uso da terra na coluna ‘CLASS_’(código/ID da legenda utilizada nos mapas); nível de concordância dos intérpretes na coluna ‘COUNT_’ (3: máximo, 2: médio e 1: baixo) e pixel de borda entre duas classes na coluna ‘BORDA_’ (1: sim e 0: não). Além de dados de probabilidade e pesos amostrais.

ENTENDA COMO FORAM COLETADAS AS AMOSTRAS

A estratificação das amostras foi realizada em dois níveis: por supercartas (junção a cada quatro cartas IBGE de 1:250.000) e por classes de declividade definidas pela EMBRAPA. Considerando a quantidade mínima de 500 pontos por supercartas e corrigido com equação Bonferroni. Dimensionada de forma a garantir uma margem de erro máxima de 5% e nível de confiança de 95% na menor unidade de abrangência geográfica, ou seja, em cada supercarta. Para o território nacional o erro máximo esperado foi de 0,5%.

Para a interpretação visual foi utilizada a plataforma TVI (Temporal Visual Inspection), desenvolvida pelo Lapig, na qual cada pixel foi interpretado, inicialmente, por 3 analistas independentes. Os pixels para os quais não houve concordância entre as classes atribuídas foram reinspecionados por supervisor e atribuída a classe do pixel.

Na Coleção 7, esses pontos foram atualizados para os anos de 2019, 2020 e 2021 e posteriormente na Coleção 8 o ano de 2022, e ajustados para as novas classes da legenda.

Para mais informações sobre a descrição do conteúdo e método da amostragem, acesse o ATBD. Outro material de referência sobre a amostragem e análises dos pontos de referência estão disponíveis no artigo.

Em caso de dúvidas, sugestões e outras informações entre em contato com contato@mapbiomas.org e participe do Fórum MapBiomas.