GOOGLE EARTH ENGINE

O MapBiomas usa a tecnologia da plataforma Google Earth Engine. Disponibilizamos scripts para facilitar acesso às coleções do MapBiomas.

Para acessar e rodar siga as seguintes instruções:

  • Com uma conta Gmail, cadastre-se na Plataforma Google Earth Engine através deste link https://earthengine.google.com
  • Dentro de alguns dias você receberá a autorização de acesso à plataforma
  • Uma vez cadastrado no Google Earth Engine, entre no link dos scripts que deseja rodar (ver Github para acessar os scripts)
  • Altere os parâmetros para obter o mapa desejado

Encorajamos que os usuários do SCRIPT MAPBIOMAS nos enviem suas sugestões de inovação para que possamos aprimorá-lo constantemente.

Acesso às coleções MapBiomas no Google Earth Engine

As coleções de imagens e mapas do MapBiomas estão disponíveis para serem acessadas como asset diretamente no Google Earth Engine, sem a necessidade de baixar ou subir os dados. Segue os produtos disponíveis e os respectivos IDs de acesso no Google Earth Engine:

Mapas integrados finais da Coleção 8

ID:projects/mapbiomas-workspace/public/collection8/mapbiomas_collection80_integration_v1

Mapas de áreas de transição (mudança de cobertura ou uso) entre anos selecionados

ID:projects/mapbiomas-workspace/public/collection8/mapbiomas_collection80_transitions_v1

Mosaico de Imagens Landsat para cada ano da Coleção 8

ID:projects/mapbiomas-workspace/MOSAICOS/workspace-c3

PLUGIN PARA QGIS

As coleções de Mapas do MapBiomas estão disponíveis direto no QGis através do PlugIn MapBiomas. Veja as instruções para instalar e usar o PlugIn do MapBiomas aqui.

GITHUB

Depositório dos Códigos de processamento do MapBiomas

Os códigos utilizados pelo MapBiomas para produzir os mapas incluindo classificação, filtros espaciais e temporais, integração dos dados, geração das transições e calculo de estatísticas entre outros são disponibilizados no depositório de códigos do MapBiomas no GitHub.

Acesso em: https://github.com/mapbiomas-brazil

TVI (TEMPORAL VISUAL INSPECTION)

Ferramenta online e de código aberto destinada à inspeção visual de pontos de amostras em series históricas de imagens de sensoriamento remoto do satélite Landsat. Criado pelo Laboratório de Processamento de Imagens da Universidade Federal de Goiás (LAPIG – UFG), o TVI provê subsídios que facilitam e dinamizam o processo de interpretação de séries históricas de imagens  de satélite para o treinamento e calibração de algoritmos de classificação de imagens. No MapBiomas, o TVI foi utilizado principalmente na obtenção de pontos de validação dos mapeamentos anuais de distribuição de áreas de pastagens no território brasileiro.