19 de dezembro de 2024
Entre 2019 e 2024, 30% das operações de crédito rural do Sicor (Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro) possuem glebas associadas e utilizaram recursos públicos, abrangendo 3,6 milhões de operações e mais de 116 milhões de hectares. Este é um dos dados do Monitor do Crédito Rural lançado pelo MapBiomas. A plataforma permite enxergar no mapa cada gleba que recebeu financiamento com recursos públicos, o que permite entender a sua relação com as mudanças de uso da terra. Mais de 88 mil operações de crédito (2,4% das operações de financiamento no período) apresentaram desmatamentos sobrepostos a glebas relacionadas entre 2019 e 2024, que correspondem a 9,8 milhões de hectares (8,4% de toda a área financiada com recursos públicos).
O Monitor do Crédito Rural é uma plataforma destinada a aumentar a transparência e a acessibilidade aos dados sobre o uso de recursos públicos, oferecendo informações de forma simples e acessível para gestores do setor agropecuário, instituições financeiras, órgãos públicos, pesquisadores e para a sociedade civil em geral.
Acompanhe o tutorial pelo Youtube!
A plataforma parte dos dados públicos sobre as operações de crédito rural disponibilizados pelo Banco Central através do Sicor (Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro) e cruza com os dados também públicos do Cadastro Ambiental Rural, os dados de cobertura e uso da terra do MapBiomas e bases de dados territoriais do IBGE.
O Monitor do Crédito Rural, plataforma online inovadora, permite acompanhar e visualizar gratuitamente, gleba a gleba, como o crédito rural com recursos públicos está sendo aplicado em todo o Brasil. Com dados atualizados, a ferramenta revela informações detalhadas sobre o financiamento rural e sua relação com os biomas, o desmatamento e as políticas de crédito. Uma das análises revela que 22,5% das operações no período de janeiro de 2019 a outubro de 2024 apresentaram gleba financiada fora dos limites do imóvel registrado no CAR declarado na operação de crédito rural.
Entre as principais funcionalidades da ferramenta estão: a visualização georreferenciada, com cada operação de crédito sendo representada por coordenadas geodésicas, que permitem detalhar a área financiada, cruzar com as informações sobre desmatamento e Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de filtros avançados, que ajudam a explorar os dados por estado, município, bioma, instituição financeira, finalidade do crédito (custeio ou investimento), atividade (agrícola, pecuária) e período.
É possível ainda gerar laudos detalhados para cada gleba, consolidando dados da operação de crédito, técnicos e de uso da terra para gerar estatísticas – como rankings de financiamentos, valores totais, áreas desmatadas e instituições financeiras responsáveis.