O MapBiomas é uma rede global e multi-institucional, formada por universidades, ONGs e empresas de tecnologia, que monitora as transformações na cobertura e no uso da terra nos territórios e seus impactos. Em 2025, a rede completou dez anos, fornecendo a mais atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo. Nascido no Brasil, o MapBiomas está atualmente presente em 14 países – toda a América do Sul e Indonésia.

Com base em ciência aberta e colaborativa, a rede alimenta uma plataforma que integra imagens de satélite, aprendizado de máquina e computação em nuvem. Todos os dados, mapas, métodos e códigos são disponibilizados de forma pública e gratuita.

As informações geradas pela rede MapBiomas podem ser utilizadas por tomadores de decisão, formuladores de políticas públicas, pesquisadores das mais diversas áreas, professores e estudantes, organizações da sociedade civil e empresas.

NOSSO PROPÓSITO

Revelar as transformações do território por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade, e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e o uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, como forma de combate às mudanças climáticas.

A ORIGEM

O MapBiomas surgiu a partir de um seminário realizado em março de 2015, em São Paulo, onde especialistas em sensoriamento remoto e mapeamento de vegetação foram convidados pelo Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções (SEEG) do Observatório do Clima para discutir uma questão central: como produzir mapas anuais de uso e cobertura da terra para todo o Brasil de forma significativamente mais barata, rápida e atualizada em comparação com os métodos e práticas existentes, além de recuperar o histórico das últimas décadas? Para isso, seria preciso contar com uma capacidade de processamento sem precedentes, um alto grau de automatização do processo e a colaboração de uma comunidade de especialistas em cada área. Com base nisso, foi estabelecida uma cooperação técnica com a Google, utilizando a plataforma Google Earth Engine como fundamento, com treinamento realizado em Mountain View, Califórnia.

CARACTERÍSTICAS

O MapBiomas opera seguindo os princípios da ciência aberta e colaborativa, envolvendo instituições focadas em diferentes biomas e temas transversais. Utiliza processamento distribuído e automatizado de dados, em parceria com o Google Earth Engine. A plataforma é aberta, escalável e projetada para ser aplicada em diferentes países e contextos. 

Os dados são liberados assim que a análise e a validação são realizadas, deixando explícitas tanto a acurácia quanto a limitação dessas informações. Ao mesmo tempo, recebemos, dos diferentes usuários da plataforma, sugestões de ajustes e melhorias que são avaliados por nossas equipes e contribuem para promover o aprimoramento dos conteúdos.