Evento será presencial em Brasília, com lançamento da Coleção 7 de Mapas de Cobertura e Uso da Terra do Brasil, com dados atualizados de 1985 a 2021

16 de agosto de 2022 – Frear o desmatamento, regenerar áreas devastadas, recuperar pastagens degradadas, evitar a perda de volumes de água. Esses são alguns dos inúmeros desafios que se impõem para que o Brasil possa usufruir de seu território de dimensões continentais de forma sustentável e gerando prosperidade. Em um momento em que o país lembra os 200 anos de sua independência, é oportuno discutir o papel do uso e da ocupação da terra na formação da nação – sendo o 7 de setembro de 1822 um marco, mas não um ponto de partida. Esse é o intuito do 7º Seminário Anual do MapBiomas – Desafios do uso da terra no Brasil com prosperidade e sustentabilidade, no dia 26 de agosto, em Brasília.

“Os dados, os mapas são importantes, mas não são o fim. São um meio para discutirmos soluções para o Brasil, baseadas no melhor da ciência e envolvendo os diferentes setores da sociedade. É isso que queremos no 7º Seminário Anual do MapBiomas”, diz Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. No evento, será lançada a Coleção 7 de mapas de uso e cobertura da terra do Brasil, com dados atualizados de 1985 a 2021.

O seminário voltará a ser presencial, após duas edições exclusivamente de virtuais, por causa da pandemia de covid-19. Aberto e gratuito, ocorrerá no hotel Kubitschek Plaza. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição aqui até 24.08. As vagas são limitadas!

7º Seminário Anual do MapBiomas
Data: 26 de agosto de 2022
Horário: 9h às 18h
Local: Kubitschek Plaza (SHN, Quadra 02 BL E – Asa Norte, Brasília – DF, 70702-904)
Inscrições gratuitas / vagas limitadas: formulário

Sobre o MapBiomas
O MapBiomas é uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia, que revela as transformações do território brasileiro, por meio da ciência, tornando acessível o conhecimento sobre o uso da terra, a fim de buscar a conservação e combater as mudanças climáticas. Produz mapeamento anual da cobertura e uso do solo desde 1985, valida e elabora relatórios para cada evento de desmatamento detectado no Brasil desde janeiro de 2019 e monitora a superfície de água e cicatrizes de fogo mensalmente desde 1985.

Sessões e Palestrantes 


8:00 – Recepção e exposição MapBiomas


9:00 – Painel de Abertura

Tasso Azevedo – Coordenador Geral MapBiomas
Izabella Teixeira – Ex-Ministra do Meio Ambiente e Senior-Fellow Instituto Arapyaú
Bráulio Dias – Ex-Secretário Geral da Convenção da Biodiversidade, Professor da Universidade de Brasília (UnB)
José Carlos  – Co-Facilitador da Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura
Márcio Astrini – Secretário Executivo Observatório do Clima 


9:30 – Apresentação Coleção 7 – Mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil 1985-2021

Tasso Azevedo – Coordenador Geral MapBiomas
Marcos Rosa – Coordenador Técnico MapBiomas


10:20  – Coffee Break e Exposição MapBiomas 
Vídeo MapBiomas Água


11:00 – Sessão 1:  Os efeitos das transformações por que passam as regiões com mais intensa mudança de uso da terra no Brasil

Laerte Ferreira, professor da Universidade Federal de Goiás e Coordenador da Equipe de Mapeamento de Pastagem e do GT Solos do MapBiomas, apresenta um panorama das regiões brasileiras com maior mudança na cobertura e uso da terra no Brasil nas últimas três décadas e os principais efeitos observados. Em seguida, Ana Patte (ANMIGA), André Nassar (ABIOVE) e Mercedes Bustamante (UNB) apresentam as suas visões e perspectivas sobre estas transformações pela ótica das populações tradicionais, do agronegócio e da conservação da biodiversidade.

Moderação: Profº Laerte Ferreira – Universidade Federal de Goiás (UFG)

Ana Patte –  Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA)
André Nassar  – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE)
Mercedes Bustamantes – Universidade de Brasília (UnB)


12:30 – 14:00 – Almoço


14:00 – Sessão 2:  Desafio do uso da terra em tempos enfrentamento da mudança climática

Ane Alencar, Diretora de Ciência do IPAM e Coordenadora de Mapeamento do Cerrado e do GT de Fogo do MapBiomas, destaca nos dados da Coleção 7 os principais aspectos que conectam a dinâmica de ocupação e uso da terra no Brasil  à mitigação e a adaptação às mudanças climáticas. Em seguida, os convidados Jean Ometto (INPE), Isabel Drigo (Imaflora), Leonardo Fleck (Santander) e Carlos Nobre (Scientific Panel for the Amazon) apresentam reflexões sobre como as transformações no uso da terra afetam as emissões de gases de efeito estufa, os impactos das mudanças climáticas e a implementação dos compromissos e metas do Brasil para o Acordo de Paris.

Moderação: Ane Alencar – IPAM

Jean Ometto – INPE 
Isabel Drigo – Imaflora 
Leonardo Fleck – Banco Santander 
Carlos Nobre – Scientific Panel for the Amazon


15:30 – Coffee break e Exposição MapBiomas 
Vídeo MapBiomas Urbano


16:00 – Sessão 3: Desafios do uso da terra no Brasil com prosperidade e sustentabilidade

Julia Shimbo, Coordenadora Científica do MapBiomas, apresenta um levantamento sobre os principais desafios do uso da terra no Brasil possíveis de serem avaliados na Coleção 7 do MapBiomas. Em seguida, Bernardo Rudolf (Agrosatélite), Ermínia Maricato (USP), Ricardo Rodrigues (ESALQ) e Thiago Fontenelle (ANA) apresentam reflexões sobre os desafios para expandir a agropecuária sem aumento de área, planejar a expansão urbana de forma segura e sustentável, restaurar os biomas brasileiros e gerir e conservar os recursos hídricos em um país de dimensões continentais.

Moderação: Julia Shimbo – Coordenadora Científica MapBiomas

Bernardo Rudolf – Agrosatélite
Ermínia Maricato – Universidade de São Paulo (USP)
Ricardo Rodrigues – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)
Thiago Fontenelle – Agência Nacional de Águas (ANA)


17:30  – Encerramento