As inscrições para a 4ª edição do Prêmio MapBiomas, realizado em parceria com o Instituto Ciência Hoje, foram prorrogadas até 20 de março de 2022 (inicialmente o prazo era até 18 de fevereiro). Podem ser inscritos trabalhos que utilizem dados ou citem qualquer uma das iniciativas do MapBiomas. Ao todo, são R$ 60 mil em prêmios e a promoção dos trabalhos dos vencedores por meio de vídeos e redes sociais, além da assinatura de um ano da revista Ciência Hoje e o curso de GEE pela Solved. As inscrições são gratuitas e online. 

O objetivo do Prêmio é reconhecer e estimular trabalhos que desenvolvem soluções e aprimoram a produção de conhecimento e aplicações em políticas públicas e no setor privado a partir dos dados de uma iniciativa, módulo ou produto do MapBiomas. Ou seja, podem ser inscritos trabalhos que utilizem dados ou citem MapBiomas Brasil, MapBiomas Amazônia, MapBiomas Chaco, MapBiomas Bosque Atlantico, MapBiomas Pampa Sul-Americano, MapBiomas Indonésia, MapBiomas Alerta, MapBiomas Árida ou o portal GeoCovid MapBiomas.

>>Acesse o edital do prêmio

O prêmio é aberto a estudos, artigos, monografias, dissertações, teses individuais ou em co-autoria, de estudantes de nível técnico, graduação, pós-graduação e também profissionais de empresas privadas ou de ONGs, além de gestores públicos. Eles devem obrigatoriamente ser inéditos ou publicados a partir de 2020 e usar dados ou citação de qualquer iniciativa do MapBiomas. Podem, por exemplo, ser a descrição de uma aplicação dos dados do MapBiomas em políticas públicas ou projetos e atividades desenvolvidos pela sociedade civil ou empresas.

>>Formulário de inscrição

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por cinco especialistas e representantes das organizações parceiras deste edital, que avaliarão critérios como consistência teórico metodológica, relevância, originalidade, inovação e o potencial de impacto técnico-científico, socioeconômico, ambiental e em políticas públicas.

Edição anterior

A 3ª Edição do Prêmio MapBiomas bateu recorde de inscritos. Foram 160 para as três categorias: Geral, Jovem e Destaque Aplicações Para Políticas Públicas. Um crescimento de 60% em comparação ao ano anterior. Neste ano, foi equilibrada a presença dos jovens e dos maiores de 30 anos. Uso da Terra foi o tema que predominou, seguido por Diversidade.

Confira como foi a edição do ano passado e quais foram os trabalhos vencedores.