Premiação é a maior e mais tradicional do mundo para inovadores sociais e terceiro setor

O MapBiomas é uma das seis iniciativas em todo o mundo que receberá o Prêmio Skoll 2022 de Inovação Social. A premiação é o maior reconhecimento global do terceiro setor e vem acompanhada de uma doação de US$ 2,2 milhões para fortalecer o projeto ao longo de três anos. O anúncio foi feito nesta segunda (4/4) e a entrega ocorre em cerimônia virtual na quarta-feira (6/4). As inscrições para acompanhar o evento podem ser feitas aqui.

A cada ano são selecionados três inovadores sociais cujo trabalho contribui para atacar as raízes das causas dos problemas sociais e ambientais com soluções escaláveis e transformacionais. Em 2021 não, houve premiação devido à pandemia de COVID 19. Por isso, neste ano foram selecionados seis inovadores sociais.

O MapBiomas foi selecionado pelo impacto que pode ser obtido pelos dados que gera com o uso revolucionário da tecnologia para mapear o uso da terra. Os dados têm sido utilizados no combate ao desmatamento e queimadas, que são as principais causas das emissões brasileiras de carbono, na proteção de unidades de conservação e Terras Indígenas, no monitoramento dos recursos hídricos, planejamento do uso sustentável das propriedades rurais, monitoramento de vetores de doenças tropicais entre outras aplicações. Outro fator que pesou para o reconhecimento é o formato inovador do MapBiomas, que opera por meio de rede colaborativa multi-institucional para produção de conhecimento.

“Este prêmio é um reconhecimento da contribuição da Rede MapBiomas para a promoção da conservação e uso sustentável dos recursos naturais não só no Brasil, como também nos outros países da América do Sul e na Indonésia”, afirma Tasso Azevedo, coordenador do MapBiomas. “Nós buscamos no MapBiomas produzir informações de qualidade sobre como usamos a terra para orientar as decisões de governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos de forma que cada um de nós possa deixar o mundo melhor do que encontramos para a próxima geração.”

O valor do prêmio será aplicado na expansão do Projeto MapBiomas para além das áreas atuais na América do Sul e na Indonésia e na ampliação dos temas de monitoramento, como degradação, superfície de água, cicatrizes de fogo e regeneração.

Além do MapBiomas, a edição 2022 do Prêmio Skoll também elegeu outra organização brasileira, o Nossas. Anteriormente, apenas três organizações brasileiras haviam sido premiadas: Comitê para Democratização da Informática (2005), Instituto Dara (2006) e o Imazon (2010).

Sobre MapBiomas

Iniciativa multi-institucional, que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia, focada em monitorar as transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil. Esta plataforma é hoje a mais completa, atualizada e detalhada base de dados espaciais de uso da terra em um país disponível no mundo. Todos os dados, mapas, método e códigos do MapBiomas são disponibilizados de forma pública e gratuita no site da iniciativa: mapbiomas.org

Sobre a Fundação Skoll

Jeff Skoll criou a Fundação Skoll em 1999 para catalisar a mudança social transformadora, investindo, conectando e defendendo empreendedores sociais e outros inovadores sociais que juntos promovem soluções ousadas e equitativas para os problemas mais urgentes do mundo. Desde 1999, investiu aproximadamente US$ 935 milhões em todo o mundo, incluindo o Prêmio Skoll e o Fundo Skoll de Ameaças Globais, beneficiando 165 empreendedores sociais e outras organizações de inovação social em 5 continentes. Todos os anos, entre 2004-2019, cerca de mil dos principais pensadores e realizadores de mudanças sociais do mundo se reuniram no Fórum Mundial Skoll. Em 2020, realizou o primeiro Virtual Skoll World Forum, gratuito e acessível ao público global.