Os dados obtidos pelo MapBiomas Peru advertem sobre a dinâmica acelerada das mudanças ocorridas entre 1985 e 2021 na cobertura natural do território peruano, que geraram uma perda de 3,9% de sua vegetação natural. Isto afetou os ecossistemas do país, sua biodiversidade, serviços ecossistêmicos, funcionalidade e conectividade. Com uma perda de 49,9% de extensão em 37 anos, destaca-se o alarmante recuo das geleiras devido à mudança climática e ao carbono negro causado pela queima na Amazônia. Estas geleiras alimentam as nascentes dos grandes rios do país, fornecendo água a milhões de pessoas.

Outro ecossistema fortemente impactado são as florestas sazonalmente secas do norte do país. “Esta cobertura mudou drasticamente e o que mais nos preocupa é que a estamos perdendo irreversivelmente”, diz Renzo Piana, diretor executivo do IBC. “As perdas têm sido enormes, praticamente irreversíveis e sem perspectivas de reverter esta tendência”. Os dados fazem soar sinais de alarme e dão uma sensação de urgência à necessidade de uma ação decisiva e enérgica para estas coberturas naturais no Peru”, diz Piana, enquanto enfatiza o impacto sobre a segurança alimentar das populações locais.

MapBiomas Peru (http://peru.mapbiomas.org) é uma nova iniciativa liderada pelo Instituto del Bien Común – IBC em coordenação com a Rede MapBiomas e a RAISG (Red Amazónica de Información Socioambiental Georreferenciada). Os resultados deste estudo serão apresentados em Lima, dia 3 de março, durante o evento Peru: 37 anos de mudanças em um país megadiverso Coleção 1.0 de Mapas Anuais de Cobertura e Uso do Solo do Peru (1985 – 2021), com a participação de especialistas nacionais e internacionais. O evento acontecerá no Hotel Costa del Sol nesta cidade e será transmitido ao vivo no canal do IBC YouTube.

Piana ressalta a natureza pioneira e inovadora do MapBiomas Peru: “Esta iniciativa fornece informações inestimáveis para entender a dinâmica do uso dos recursos naturais no país, pois contém informações muito completas para um período muito amplo de análise que cobre todo o território peruano”.

Para Sandra Ríos, pesquisadora do IBC e coordenadora do MapBiomas Peru, “esta primeira coleta preenche uma grande lacuna de informações em regiões fora da área amazônica do país”. Novas categorias de análise foram adicionadas àquelas que o IBC vem gerenciando para o mapeamento da cobertura natural do solo na bacia amazônica. A iniciativa analisa formações florestais de todos os tipos, matagais, manguezais, geleiras, áreas agrícolas, áreas urbanas e mineração”, explica Ríos.

Tasso Azevedo, coordenador Geral da Rede MapBiomas, destaca o valor estratégico desta ferramenta de mapeamento e análise: “MapBiomas Peru contribui para o monitoramento com uma visão ampla, ajudando a construir e propor estratégias de conservação mais precisas de acordo com os tipos de cobertura natural e atividades antrópicas que existem em cada bioma”. Azevedo explica que esta é a primeira, depois do Brasil, de uma série de iniciativas que contribuirão para mapear a mudança do uso do solo em toda a América do Sul: “Pretendemos replicar este ano o enorme trabalho realizado no Peru nos outros países amazônicos, com nossos parceiros locais, a fim de mapear a América do Sul e compreender a dinâmica de mudança neste período de tempo para os diferentes biomas, países, regiões”.

Peru: 37 anos de mudança em um país megadiverso

Segundo o estudo, em 1985, 59% do território peruano era coberto por florestas, das quais 3,1% correspondiam a florestas secas no norte do país e nas zonas interandinas, e 55,9% a florestas amazônicas. No mesmo ano, 7,2% (cerca de 9,3 milhões de hectares) foram cobertos por áreas antropogênicas como pastagens, cultivos, mineração ou áreas urbanas. A análise da mudança natural da cobertura terrestre revela que as áreas antropogênicas atingiram 10,4% do território em 2021 (cerca de 13,5 milhões de hectares). Entretanto, a magnitude da intervenção humana varia de acordo com os biomas estudados, sendo 7,8% para o bioma Amazônia, 11,4% para o Deserto Costeiro, 14% para a Floresta Seca Equatorial e 15,2% para o bioma Andes. Os departamentos com menor proporção de área antropogênica dentro de seu território em 2021 são Moquegua e Tacna (1,9% e 2,7% respectivamente).

Também se destaca a expansão da mineração e da infra-estrutura no período de estudo. A primeira passou de 3.000 hectares para mais de 119.000 hectares (crescimento de 3763%), enquanto a segunda passou de 99.000 hectares para quase 257.000 hectares (crescimento de 160%).

Transformação acelerada da floresta

Tem havido uma transformação acelerada das florestas secas do norte do Peru. Esta é uma cobertura florestal mal estudada, com muitas lacunas de informação. Segundo a pesquisadora do IBC Kathrin Hopfgartner, “a informação gerada pelo MapBiomas Peru mostra através de dados técnico-científicos a importância de biomas como a Floresta Seca Equatorial, que contribuem significativamente para a biodiversidade local e nacional. Ao mesmo tempo, os dados nos alertam sobre as mudanças na cobertura natural causadas por diversas atividades antropogênicas realizadas entre 1985 e 2021”. Segundo o pesquisador, estas atividades colocam em risco o equilíbrio natural dos ecossistemas ao torná-los mais vulneráveis às mudanças climáticas, além de ameaçar a segurança alimentar da população.

Em termos de análise da cobertura florestal, Andrea Bravo, também pesquisadora do IBC, aponta que a Amazônia foi o bioma que apresentou as maiores mudanças nos últimos 37 anos, com uma perda total de 2,6 milhões de hectares (3,6%) de sua vegetação natural. E embora o bioma Floresta Seca Equatorial tenha uma área muito menor (4,6 milhões de hectares), em termos relativos, tem a maior perda (8,4%) de sua vegetação natural.

SOBRE A PLATAFORMA MAPBIOMAS PERU

plataforma MapBiomas Peru é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa com acesso à Internet compreender as mudanças no uso da terra em todo o Peru e as pressões sobre a cobertura natural da terra e sobre os ecossistemas. A informação gerada é compatível para todos os biomas do país e permite o status de 16 categorias de análise, chamadas “classes”, que incluem áreas cobertas por florestas, pastagens naturais, manguezais, agricultura e rios. As informações são gratuitas e estão disponíveis para download.

Também permite explorar a coleção de mapas anuais, abrangendo o período de 1985 a 2021, e identificar mudanças na cobertura e uso do solo em um determinado local (nacional, departamental e distrital) e período (ano, período de cinco anos, décadas, etc.). A ferramenta também exibe estatísticas em tabelas e gráficos dinâmicos, com as mudanças no uso no período exigido pelo usuário, e permite compreender a dinâmica das mudanças dentro e fora de uma Território Indígena ou Área Protegida. A plataforma também permite a exploração de dados relacionados a vetores de pressão sobre a cobertura terrestre natural, tais como concessões de mineração, campos de petróleo, estradas e usinas hidrelétricas.