O MapBiomas está em constante desenvolvimento de novos produtos e iniciativas. A cada ano é lançada uma nova coleção de mapas de cobertura e uso da terra, aprimorada e com extensão do novo período correspondente. Aliado a tudo isso, também realiza eventos sobre as coleções com a participação de convidados externos e com discussões sobre o trabalho realizado e as perspectivas de monitoramento do uso da terra e suas aplicações no Brasil.

8º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO DA COLEÇÃO 8

Os dados da Coleção 8 do MapBiomas apresentam os 38 anos (1985 a 2022) dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil em escala de 30 m. Entre as novidades estão a inclusão de duas novas classes (floresta alagável e dendê). Assim, esta coleção tem um total de 29 classes mapeadas. O evento de lançamento aconteceu no dia 31 de agosto de 2023, em Brasília, e pode ser conferido na íntegra por meio do vídeo abaixo:

7º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO DA COLEÇÃO 7

Os dados da Coleção 7 do MapBiomas apresentam os 37 anos (1985 a 2021) dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil em escala de 30 m. Esta coleção conta com 27 classes mapeadas. O evento de lançamento aconteceu no dia 26 de agosto de 2022, em Brasília, e pode ser conferido na íntegra por meio do vídeo abaixo:

6º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO DA COLEÇÃO 6

Os dados da Coleção 6 do MapBiomas apresentam os 36 anos (1985 a 2020) dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil em escala de 30 m com melhorias na acurácia nos biomas e novas classes de agricultura. Nesta coleção já foi utilizado o novo limite dos biomas em escala 1:250.000 do IBGE e contam com 25 classes mapeadas. O evento de lançamento aconteceu no dia 27 de agosto de 2021 e pode ser conferido, na íntegra, logo abaixo:

MAPBIOMAS ÁGUA

Cadê a água que estava aqui? Os dados da Coleção 1 do MapBiomas Água apresenta a análise de imagens de satélite de todo o território nacional entre 1985 e 2020 e indicam uma clara tendência de perda de superfície de água em todas as regiões hidrográficas, em todos os biomas do País. Confira o evento logo abaixo:

MAPBIOMAS FOGO

Os dados da Coleção 1 do MapBiomas Fogo apresentam os impactos do fogo sobre o território nacional ao longo de 36 anos (1985 e 2020). A cada um desses anos, o Brasil queimou uma área maior que a da Inglaterra: foram 150.957 km² por ano, ou 1,8% do país. O acumulado do período chega a praticamente um quinto do território nacional: 1.672.142 km², ou 19,6% do Brasil, sendo que 65% do total da área queimada foi de vegetação nativa. O evento pode ser conferido logo abaixo:

5º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO COLEÇÃO 5

No dia 28 de agosto de 2020, durante o 5º Seminário Anual do MapBiomas: Revelando o uso da terra no Brasil com ciência e transparência, foi lançada a Coleção 5 dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil. Entre as novidades estão os dados de desmatamento e regeneração, velocidade de perda da vegetação nativa por bioma e visões dos territórios, onde, proporcionalmente, há mais vegetação secundária. O evento foi online e pode ser conferido logo abaixo:

4º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO COLEÇÃO 4

Durante o 4º Seminário Anual do MapBiomas, realizado no dia 29 de agosto de 2019, em Brasília, foi lançada a Coleção 4 dos mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil, com dados inéditos de desmatamento e regeneração, para todos os biomas brasileiros, nas últimas três décadas.

3º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO COLEÇÃO 3

No dia 17 de agosto de 2018, a Coleção 3 foi lançada durante o 3º Seminário Anual do MapBiomas: Três décadas de transformações do território brasileiro. O evento presencial, em Brasília, apresentou a terceira coleção de mapas de cobertura e uso da terra. Nessa coleção, o MapBiomas dobrou a extensão do período, cobrindo todos os anos de 1985 a 2017. Membros da iniciativa e especialistas convidados apresentaram novos dados e discutiram suas aplicações para políticas públicas. Confira o evento logo abaixo:

2º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO DA COLEÇÃO 2

A Coleção 2 foi lançada no dia 28 de abril de 2017, em Brasília, durante no 2º Seminário Anual do MapBiomas: As Transformações no Território Brasileiro no Século XXI. Nesse seminário foram apresentados à comunidade técnica/científica e aos formuladores de políticas públicas, os mapas anuais de cobertura e uso do solo entre 2000 a 2016, métodos e ferramentas do MapBiomas e suas aplicações para o entendimento das transformações do território e seus impactos econômicos, sociais e ambientais.

1º SEMINÁRIO ANUAL DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO DA COLEÇÃO 1

No 1º Seminário Anual do MapBiomas foi lançada a Coleção 1 dos mapas anuais de cobertura e uso do solo entre 2008 a 2015 para todo o território nacional produzidos a partir de imagens Landsat. O lançamento da Coleção 1 ocorreu em 29 de abril de 2016, em Brasília, e foi uma oportunidade de apresentar para comunidade técnica e científica os resultados, métodos e ferramentas utilizadas na primeira coleção de mapas do MapBiomas, além de receber sugestões, comentários e contribuições para sua melhoria e evolução.

SEMINÁRIO TÉCNICO DO MAPBIOMAS – LANÇAMENTO DA COLEÇÃO BETA

Em 26 de novembro de 2015, foi lançada a plataforma on-line do MapBiomas. Nesse primeiro seminário foi apresentada a plataforma aberta e colaborativa criada para gerar os mapas, além da primeira série piloto e experimental de mapeamento de cobertura e uso do solo elaborada para o período de 2008 a 2015 para todo o país.