A primeira coleção de mapas, gerada a partir da análise de imagens de satélite, oferece uma visão detalhada das áreas naturais e da expansão dos espaços transformados pela ação humana entre 1985 e 2022

Atualmente, aproximadamente 23% do território venezuelano é ocupado por áreas antrópicas, enquanto o restante do país é composto principalmente por áreas naturais com diferentes graus de intervenção e ameaça. Setenta e quatro por cento das florestas venezuelanas estão localizadas ao sul do rio Orinoco, enquanto 94% das áreas que foram transformadas devido a atividades agrícolas estão localizadas ao norte. Existem duas Venezuelas: uma no norte, onde se concentram mais de 90% da população, dos centros urbanos e das principais infraestruturas; e outra no sul, caracterizada por vastas paisagens naturais e importantes depósitos minerais, cuja exploração levou à transformação das paisagens naturais e culturais.

Essas são algumas das principais descobertas da primeira coleção de mapas anuais de cobertura e uso da terra (1985 a 2022) para o território venezuelano pelo MapBiomas Venezuela, apresentada nesta terça-feira (14) durante evento online.

A iniciativa MapBiomas Venezuela oferece uma ferramenta inovadora para compreender a dinâmica da utilização de recursos naturais no país e avaliar a extensão das mudanças nas paisagens naturais e nas áreas afetadas pela atividade humana. Essas mudanças são representadas por meio de mapas gerados a partir da análise de imagens de satélite. Os dados revelam que, desde 1985, um total de 77.300 km2 de cobertura natural foi perdido em todo o país. Além disso, a atividade agrícola aumentou 54% nos últimos 38 anos, resultando na transformação não apenas de florestas, mas também de ecossistemas significativos de pastagens e matas.

Das coberturas naturais que foram transformadas desde 1985, aproximadamente 72.800 km2 (> 94%) foram perdidos ao norte do rio Orinoco. Isso equivale a uma área um pouco maior do que duas vezes a superfície total do estado de Barinas. Portanto, enquanto em 1985 a maior cobertura ao norte do rio Orinoco era de formações florestais (38%), a situação é muito diferente 37 anos depois. No norte do país, as áreas alteradas pelo uso agrícola agora predominam, cobrindo 43% dessa região.

Ao contrário do que ocorreu ao norte do Orinoco, o panorama no sul é diferente. Nessa parte do país, aproximadamente 6.100 km2 de formações florestais foram perdidos desde 1985, o que não é maior do que a superfície do estado de Aragua. Portanto, as florestas ainda ocupam a maior área, cobrindo quase 77% da região. Semelhante ao norte, o uso agrícola tem sido o principal fator de transformação induzida pelo homem, aumentando em 3.700 km2 desde 1985. Entretanto, o uso agrícola agora cobre apenas 2,6% da superfície total ao sul do Orinoco. Por outro lado, embora a mineração afete áreas relativamente pequenas (aproximadamente 712,8 km2 até 2022), seu efeito sobre as paisagens e comunidades indígenas é significativo. Essas atividades extrativas interrompem os processos ecológicos em grande escala além das áreas de mineração imediatas, embora esse impacto nem sempre seja evidente quando se observam os padrões de cobertura a partir do espaço.

Os dados do MapBiomas Venezuela, que são de acesso público e gratuito, têm potencial estratégico como ferramenta de mapeamento e análise. Eles fornecem insights sobre o passado e o presente, o que nos permite planejar o futuro.

É fundamental enfatizar a natureza inovadora do MapBiomas Venezuela como um instrumento que ajudará todos os venezuelanos a construir um país melhor. Os tomadores de decisão, tanto em nível regional quanto nacional, terão uma compreensão abrangente da história do país, incluindo onde e como a cobertura natural e o uso da terra mudaram. Esse conhecimento dará suporte aos processos de tomada de decisão com base em dados espaciais atualizados. Os pesquisadores se beneficiarão de um conjunto de dados históricos detalhados das mudanças, o que lhes permitirá concentrar seus esforços de conservação e avaliar a eficácia de diferentes áreas protegidas na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais. Mesmo para o cidadão comum e os estudantes, essa ferramenta incentivará a exploração de mudanças regionais em seus respectivos estados, facilitando a identificação de mudanças ambientais causadas pelo desenvolvimento urbano, expansão agrícola e desmatamento. Espera-se que isso estimule o interesse em esforços de conservação e forneça informações valiosas para uma melhor compreensão dos impactos das mudanças climáticas no país.

O objetivo do MapBiomas Venezuela é melhorar e atualizar continuamente as informações em uma base anual, além de incorporar novos tópicos e módulos. Os resultados desses esforços estarão disponíveis publicamente por meio da plataforma interativa MapBiomas Venezuela, garantindo o acesso gratuito a essas valiosas informações.

Sobre a plataforma MapBiomas Venezuela

A plataforma MapBiomas Venezuela é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa com acesso à Internet visualizar e analisar as mudanças na cobertura e no uso da terra em todo o território venezuelano, bem como as pressões sobre os ecossistemas naturais. As informações geradas abrangem todos os estados da Venezuela, permitindo a quantificação das 20 categorias descritas na legenda, incluindo florestas, pastagens, arbustos, áreas agrícolas, zonas urbanas e corpos d’água, entre outros. Essas informações são de livre acesso e estão disponíveis para download.

Por meio da plataforma, os usuários podem explorar a coleção de mapas anuais que vão de 1985 a 2022. Ela permite a identificação de mudanças na cobertura e no uso da terra em nível nacional, estadual ou municipal em um período específico (como um ano, um período de cinco anos ou uma década). A ferramenta também apresenta estatísticas em tabelas e gráficos dinâmicos, mostrando as mudanças no uso da terra durante o período selecionado. Além disso, ela permite a compreensão das mudanças dinâmicas que podem ser examinadas em várias unidades espaciais, como estados, municípios, províncias fisiográficas, áreas naturais protegidas, bacias hidrográficas e territórios indígenas, entre outras.