Pesquisadora foi reconhecida por seu trabalho na produção de dados que subsidiam o combate ao desmatamento

16 de dezembro de 2025

Foto: Rafaela Araújo/Folhapress, Saúde – São Paulo-SP, BRASIL

Julia Shimbo, coordenadora científica do MapBiomas, venceu na categoria Sustentabilidade da segunda edição do Prêmio Todas, que celebrou 12 mulheres que lideram diferentes áreas na tecnologia. 

O Prêmio Todas, promovido pela Folha de S.Paulo em parceria com a consultoria Alandar, foi anunciado no dia 8 de dezembro. Segundo matéria da Folha, “as mulheres que venceram cada uma das dez categorias da premiação usam a tecnologia para ampliar direitos, inclusão, oportunidades e qualidade de vida de brasileiros”.

Julia, que também é pesquisadora do Ipam, foi reconhecida por seu trabalho na produção de dados que subsidiam o combate ao desmatamento, destaca o jornal, acrescentando que a ecóloga tem entre seus objetivos tornar dados científicos acessíveis, para que o conhecimento possa ser utilizado em diferentes frentes.  

“Numa crise, a gente precisa agir rapidamente. E a tecnologia traz essa possibilidade de, com esse trabalho colaborativo e de ciência aberta, a gente gerar os dados rapidamente.”

No MapBiomas, tem aumentado a participação de mulheres cientistas e da área de tecnologia, bem como de lideranças, o que pode ser constatado durante o 10º Seminário Anual do Mapbiomas, em que houve o lançamento da Coleção 10ª de mapas anuais de uso e cobertura da terra. 

Saiba mais sobre a premiação here.