Palestras inspiradoras, sessões de discussão, apresentação de cases e muita interação marcaram a primeira edição do encontro, realizado em São Paulo com a participação de mais de 200 pessoas
20 de julho de 2025
Mais de 200 pessoas participaram do primeiro MapBiomas User Summit, evento que teve como objetivo fortalecer a comunidade de usuários da plataforma do MapBiomas e estimular a troca de ideias e colaboração entre eles, bem como uma maior interação com a equipe da rede.
O encontro foi realizado nos dias 7 e 8 de julho, no Insper, em São Paulo, com palestras inspiradoras e sessões temáticas, que envolveram pesquisadores, professores e representantes de empresas e de governos. No primeiro dia, aconteceu também o anúncio dos vencedores da 7ª edição do Prêmio MapBiomas (veja como foi a premiação aqui).
Na abertura, Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas, destacou a importância das pessoas que utilizam os dados da plataforma em suas iniciativas. “Na prática, vivemos do que os usuários fazem com os dados, gerando impacto.” Por isso, a ideia de promover um encontro com e entre eles já vinha sendo gestada há um certo tempo. “Temos vários espaços onde nos conectamos com os usuários, como em nossos lançamentos, mas até hoje não havíamos tido um tempo de qualidade dedicado à interação com eles. E esta é a ideia desta primeira edição do Summit”, contou.
Vinicius Picanço, professor do Insper – instituição que apoiou o evento – e integrante da mesa de abertura, ressaltou a capacidade do MapBiomas de “organizar dados de forma estruturada e acessível, permitindo que as pessoas os utilizem para tomar decisões, desenvolver soluções e formar redes de colaboração”.
A sessão também contou com a participação de Ivan Patriota, diretor de Parcerias GEO América Latina do Google, com o qual o MapBiomas mantém uma parceria desde o início, pois a plataforma e seus dados são processados no Google Earth Engine. “A parceria com o MapBiomas nos ajuda na nossa missão de organizar a informação que já existe no planeta e torná-la acessível e útil para as pessoas”, afirmou Patriota.
Palestras inspiradoras e estudos de caso
A programação dos dois dias do User Summit foi dividida em palestras que tinham como propósito inspirar os usuários, apresentação de cases e sessões temáticas.
No primeiro dia, foram apresentadas diferentes iniciativas dos setores público, financeiro, da sociedade civil e da imprensa que usam dados do MapBiomas, com cases e projetos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do Banco do Brasil, do IPS (Índice de Progresso Social) Brasil e da Ambiental Media.
Também houve palestras sobre o futuro do sensoriamento remoto, seus desafios e oportunidades. A sessão contou com a participação de representantes da Nasa (agência especial dos Estados Unidos), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Maryland.
Já no segundo dia, foram realizadas palestras sobre inteligência artificial com especialistas do Google.
Com os insumos oferecidos pelas palestras, bem como apresentação de diferentes cases e estudos, as sessões temáticas paralelas abordaram questões como políticas públicas, desmatamento e recuperação, fogo, agropecuária, mudanças climáticas e água, além de temas relacionados à tecnologia, como trabalho em escala em nuvem, design thinking e ferramentas de análise espaço-temporal.
Durante os intervalos, os participantes do User Summit puderam, ainda, conhecer alguns trabalhos expostos em pôsteres e explicados por seus autores e pesquisadores.
“Esse evento foi pensado para o usuário e para a criação de uma comunidade dos usuários. Vimos essas pessoas não apenas trazendo inovações para nós, mas, também, conversando entre si e compartilhando o que estão fazendo. Foi muito especial ver isso”, afirmou Amanda Coutinho, Analista do MapBiomas.
Assista aqui à parte do primeiro dia do User Summit, incluindo a cerimônia do 7º Prêmio MapBiomas.
A programação dos dois dias incluiu apresentações inspiradoras sobre grandes temas da atualidade, como emergência climática e novas tecnologias de sensoriamento remoto, além de sessões paralelas de temas relacionados a aplicações e uso do