Dados do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão apresentados e debatidos em webinar nesta sexta-feira

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil – 2020, produzido a partir dos dados do MapBiomas Alerta, revelou um aumento de 150% no desmatamento na região Sul do país em relação ao ano anterior. Em 2020, foram desmatados 9.622 hectares nos estados do Paraná, de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Em 2019, esse número havia sido de 3.846 hectares.

O desmatamento no Sul do país, incluindo as razões para esse aumento detectado – que pode estar relacionado a um enfraquecimento da agenda ambiental – e as políticas para reverter essa tendência serão abordados nesta sexta-feira (25 de junho), em um evento online, às 10h. A equipe do MapBiomas e especialistas convidados, incluindo representantes de órgãos de meio ambiente e do Ministério Público, apresentarão dados e debaterão acerca deles e de soluções.

Mesmo tendo registrado a menor área total desmatada, quando comparada com as demais regiões do país, o aumento de um ano para o outro reforça a importância do monitoramento e das ações de fiscalização. Constituído pelos biomas Mata Atlântica, ao norte, e Pampa, ao sul, a região já apresenta altos índices de supressão da vegetação nativa.

O desmatamento na região Sul concentra-se, predominantemente, nas áreas de Mata Atlântica: 86% da perda de vegetação nativa ocorreu nesse bioma, enquanto que os restantes 14% ocorreram no Pampa. Nesse bioma, predomina a vegetação campestre. Entretanto, o atual sistema de alertas de desmatamento ainda não consegue detectar a supressão desse tipo de vegetação de modo que essas cifras ainda subestimam o real problema da perda de vegetação nativa.

O pico da área de desmatamento no Sul se concentra no segundo semestre, principalmente em setembro e outubro. Ou seja, difere do que ocorre no Brasil como um todo, em que os números são influenciados pela Amazônia, com os maiores índices de devastação registrados no meio do ano. “Parece ser uma característica da região Sul, de que as maiores áreas sejam desmatadas nos meses de primavera, justamente no período de preparo da safra de verão”, afirma Eduardo Vélez, coordenador da equipe Pampa do MapBiomas Alerta.

O Relatório Anual do Desmatamento no Brasil, pelo segundo ano consecutivo, apresenta dados uniformes e com metodologia, possibilitando mensurar e comparar o tamanho do problema, permitindo o monitoramento e o gerenciamento das áreas desmatadas em todos os biomas do país. “Os dados ajudam a entender o cenário e buscar soluções, para construir caminhos e lidar com os desafios”, diz a coordenadora de articulação institucional do MapBiomas, Magaly Oliveira.

Tanto os órgãos estaduais de meio ambiente quanto o Ministério Público da região Sul são usuários dos dados do MapBiomas Alerta, utilizando-os em ações de combate ao desmatamento ilegal. O MapBiomas firmou em 2020 um Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Destaques sobre a região Sul no Relatório Anual do Desmatamento no Brasil – 2020:

  • 1.504 alertas detectados, validados e refinados;
  • 9.622 hectares de desmatamento (aumento de 150% em relação a 2019);
  • Em todos os estados da região foi registrado aumento no desmatamento em relação ao ano anterior;
  • O Paraná foi o estado com a maior área total desmatada: 5.710 hectares (59% do total desmatado no Sul);
  • O Rio Grande do Sul teve perda de vegetação nativa de 2.165 hectares, o que corresponde a 23% do desmatamento detectado na região;
  • Em Santa Catarina, o desmatamento foi de 1.747 hectares (18% do desmatamento da região). Em 2019 foram 494 ha, ou seja, um aumento de 254%;
  • O município com a maior área desmatada no Paraná foi Nova Laranjeiras (631 ha); no Rio Grande do Sul, Piratini(187 ha); e em SC, Passos Maia (166 ha);
  • Em 85% dos alertas de desmatamento, a área foi menor que 10 ha (média de 6,4 ha), e o maior alerta da região Sul em 2020 foi de 159 ha.

Acesse na íntegra o Relatório Anual de Desmatamento 2020 no site do MapBiomas Alerta.

Webinar região Sul
O que diz o Relatório Anual do Desmatamento 2020 sobre os estados do Sul do Brasil
Data: 25/06/2021(sexta-feira)
Horário: 10h
Ao vivo em youtube.com/mapbiomasbrasil

Comunicação MapBiomas
imprensa@mapbiomas.org
Liuca Yonaha – (11) 94186-4029